O window Aero é uma grande revolução na forma de utilizar o S.O. da Microsoft. Uma das novidades do window 7 é Aero, novidade que veio do vista. Mas agora está remodelada, mais prática e com recursos de tirar o folêgo!. Para quem nunca viu, o aero pode ser resumido aquele visual transparente que está presente no vista, que permite ver em partes o que há atrás das janela dos programa.
No desenvolvimento do windows 7, o aero foi aprimorado e deixado mais leve. Além de mais rápidos, trouxe novidades: o Aero Shake, o Aero Snap e o Aero Peak, além de alguns atalhos e funções muito interessantes.
O Aero Peak tem uma função na barra de inicialização rápida, que inclusive também foi substituída no windows 7. Para visualizar a área de trabalho, basta mover o cursor do mouse sobre o canto direito da Barra de Tarefas do Windows 7, após o relógio onde existe um botão discreto, sem clikar em nada, o que torna todas as janela abertas ficam transparentes.
Note que ao passar o mouse sobre algum ícone dela, aparece uma janela com uma miniatura das janelas abertas daquele programa. Por exemplo, se você tem três janela de seu navegador aberto, elas ficam juntas sob um mesmo ícone e, ao passar o mouse sobre ícone, sem clikar nada, aparecem as miniaturas das três janelas para você dar um espiadinha nela, conforme mostra a imagem acima.
O Aero Shake, hã, hã! shake aqui não é sorvete, simplesmente significa "balançar em inglês"; a idéia aqui é balançar algo. Portanto, o aero shake serve para minimizar todas as janelas ao ver área de trabalho e depois abrir só a janela desejada, "é possível pegar essa janela segurando a barra de título e balançá-la"
Outro recurso bastante interessante no windows 7 é o Snap. Quem está acostumado a usar o programa Photoshop ou o Corel Draw, com certeza deve ter visto esta expressão que singnifica "grudar". Pois bem!, quando é selecionada, os objetos grudam nas guias ou em outros objetos, utilizando os limites do monitor como referência. Ao contrário do Aero Shake, o Snap serve para maximiza-las, existem três formas diferentes de utilizar o recurso: maximizar completamente, pela metade ou verticalmente. Você pode maximizar duas janelas ao mesmo tempo e trabalhar com dois programas abertos e visíveis.