domingo, 14 de fevereiro de 2010

Windows - Memória virtual mínima muito baixa?


A memória virtual nada mais é do que um arquivo no seu disco rígido. Esse arquivo é usado como se fosse a memória RAM quando esta faltar ou quando um programa deixar dados armazenados na memória RAM e não estiver sendo usado. Nesses casos, há um ganho de desempenho ao se descarregar a memória para o disco.
Enquanto a memória RAM depende da quantidade de memória instalada fisicamente no seu computador, a memória virtual é apenas uma configuração. Você pode aumentá-la ou diminuí-la facilmente. Mas há uma coisa que precisa ser entendida; "quando a memória virtual está esgotada, a memória física também está". O problema de verdade aqui é que seu computador está usando mais memória do que possui de modo geral.

De qualquer forma, se você não pode ou não quer instalar mais memória, você pode aumentar a quantidade de memória virtual usada pelo Windows. Para isso, acesse o “Sistema” no painel de controle". Se você estiver no Windows XP, clique na aba “Avançado”.

Em Desempenho, clique em Configurações. Na aba Avançado, na parte sobre Memória virtual, clique em Alterar. Na tela que segue, é só marcar “Tamanho personalizado” e configurar o tamanho. De modo geral, a dica é configurar os dois tamanhos (máximo e mínimo) para o mesmo valor, e o valor deve ser igual a 1.5x a quantidade de memória que você tem; ou seja, se você tem 512 MB de RAM, use 768 MB. Se você tem 1 GB, use 1500MB. Se você tiver mais de 2 GB de RAM, o valor pode ser igual à quantidade de memória que você tem.

Após digitar o tamanho, não se esqueça de clicar em “Definir”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário